Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua será lembrado
O “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” será comemorado pela Prefeitura de Itabuna na terça-feira (19), por meio da Secretaria da Assistência Social (SAS) que promoverá um evento, na Praça José Bastos, Centro, com o intuito de refletir sobre a atenção digna à população que vive nesta condição. A mobilização vai acontecer a partir das 8 horas e a programação consta do fornecimento de serviços de saúde, higiene e alimentação.
Dentre os serviços estão corte de cabelo, barba e manicure, oficinas de arte, esporte e dança. Além disso, a SAS disponibilizará informações jurídicas referentes a questões processuais envolvendo pessoas em situação de rua. Segundo a diretora de Proteção Especial da SAS, Carla Midlej, o evento marcará a valorização das pessoas através de um momento saudável de descontração, fortalecendo sua autoestima e a noção de vínculos sociais adequados.
Segundo ela, a data marca o massacre na Praça de Sé, no centro de São Paulo, em 2004, quando 15 pessoas foram violentamente atacadas e sete morreram. Carla Midlej afirma que, comemorar o Dia Nacional da População em Situação de Rua, é evidenciar para a sociedade a importância dessa luta para garantir o direito de resgate da dignidade dos cidadãos que utilizam as ruas de nossa cidade como moradia.
“Nosso intuito é refletir sobre a atenção que devemos garantir à população em situação de rua. Essa data, na verdade, é utilizada para demonstrar a necessidade de que a voz das ruas seja ouvida, viabilizando uma melhor efetivação de políticas que fortaleçam a melhoria das condições de vida dessas pessoas em nosso município”, explica Carla Midlej, lembrando que, como parte do conjunto de obras e ações pelos 104 anos de aniversário do município, no dia 28 de julho, foi inaugurado pelo prefeito Claudevane Leite o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), na Praça Santo Antônio, no centro da cidade.